[Pathé Marconi EMI - 1985]
Continuamos a viagem por França, neste destaque a temas franceses da década de 80. Depois de vos ter falado de France Gall, escolhi hoje outra cantora de grande sucesso na década dourada; JEANNE MAS.
A cantora nasceu em Espanha, mas foi em França que construiu a sua carreira musical. O sucesso estendeu-se às vizinhas Bélgica e Suiça e também à Alemanha, mas com êxito mais moderado.
No seu país de adopção, consagrou-se como uma das cantoras de topo do cenário musical gaulês, ao longo de toda a década de 80.
Em 1985, editou este "Johnny, Johnny" e com ele ganhou enorme popularidade, alcançando o Nº1 da lista de vendas francesa.
O tema faz parte do álbum de estreia, "Jeanne Mas", também ele um grande êxito do ano 85 e um discos mais vendidos desse ano.
Passados 25 anos, "Johnny, Johnny" continua no ouvido do publico francês e ainda hoje é passagem habitual nas principais emissoras de rádio francófonas.
2 comentários:
Nunca passaram muitos temas franceses na rádio (as excepções serão o Art Sullivan, "40" graus à sombra, Joe Le Taxi", o "Voyage Voyage", os Bandolero, o Comment Ca Va dos Shorts e mais alguns poucos). Lembro-me que o "Johnny Johnny" e o "Tombé Por La France" (do Ethiene Daho) chegaram a passar em alguns programas de radio.
depende do ponto de vista.
Se falarmos dos anos 70, (antes não sei, só nasci em 1970) acho que se passava alguma musica francesa na rádio. Se falarmos de 80 e daí em diante, a coisa mudou muito e passou a rodar muito menos produção francesa.
Em todo o caso, alguns dos exemplos que dás não são de todo acertados.
por exemplo, os The Shorts eram holandeses e não franceses, mesmo por cá, foi a versão inglesa a que mais sucesso teve, claro, com o refrão em francês.
Como eu vivia numa zona de muita emigração, no Verão era facil ter contacto com os sucessos de França.
Images, F. Barzotti, Debut de Soire, Caroline Loeb, Jakie Quartz, Blues Trottoir, etc...etc...alem dos nomes que tu falas.
Enviar um comentário