Enquanto se disputa o Mundial 2010, que este ano tem lugar na África do Sul, regressamos hoje até 1986, mais propriamente ao México.
Vinte anos depois da participação no Mundial de Inglaterra, a selecção portuguesa voltava a fazer parte do lote de equipas que disputava uma fase final de um Campeonato do Mundo.
Esta era a nossa segunda vez numa fase final deste tipo, mas desta vez, ao contrário da anterior, a participação portuguesa foi tudo menos memorável. Pelo menos, pelas boas razões.
Quis a sorte, ou o azar, calharmos num grupo que, teoricamente, até nos poderia dar algumas chances. Sobretudo, depois da excelente imagem que tínhamos deixado no Euro '84 em França.
Marrocos, Inglaterra e Polónia, faziam-nos companhia no Grupo F.
A poucos dias do inicio da prova somos todos surpreendidos pelo "caso Saltillo", ou seja, uma vergonhosa greve por parte dos nossos jogadores, que mais preocupados com o evil metal, do que com a honra do país, põe completamente em causa o regresso de Portugal a uma competição desta importância.
Os resultados dentro de campo depressa mostraram que esta selecção, não estava minimanente preparada, ou, e interessada, a disputar este Mundial.
PORTUGAL - 1 - INGLATERRA - 0
PORTUGAL - 0 - POLÓNIA - 1
PORTUGAL - 1 - MARROCOS - 3
Portugal jogou com; Bento, Álvaro, Frederico, Oliveira, Inácio; Diamantino (deu lugar a aos José António, ao 83 min.), Jaime Pacheco, André, Sousa, Carlos Manuel e Gomes (substituído aos 73 min. por Paulo Futre).
Até começamos bem, mais uma vez frente à Inglaterra, a mesma selecção que nos tinha batido e eliminado 20 anos antes, no último jogo disputado num Mundial, por uma selecção portuguesa, até este regresso no México.
PORTUGAL - 0 - POLÓNIA - 1
Portugal: Damas, Álvaro, Frederico, Oliveira, Inácio, Diamantino, Jaime Pacheco, André (aos 73': Jaime Magalhães), Sousa, Carlos Manuel, Gomes (aos 46': Futre).
Neste jogo, ou antes, as coisas começaram a descambar, além da lesão de Bento, que nunca mais voltou a jogar devido a ter partido uma perna, a derrota com a Polónia, começou a por a nu, não só, a fragilidade desta equipa, mas também os danos causados pela péssima preparação deste Mundial e as consequências do vergonhoso "caso Saltillo". Mas nem tudo estava ainda perdido (pelo menos pensávamos nós).
PORTUGAL - 1 - MARROCOS - 3
Portugal: Damas; Álvaro (aos 55' Águas), Frederico, Oliveira, Inácio; Pacheco, Magalhães, Sousa (aos 69' Diamantino), Carlos Manuel; Gomes, Futre.
Terceiro e ultimo jogo de Portugal, aquilo que se pode considerar como; a confirmação da vergonha.
Marrocos, que não tinha ganho nenhum dos outros dois jogos, nem marcado nenhum golo, acabou por nos cilindrar e mandar Portugal de volta para casa.
20 anos depois de Inglaterra, a campeonato do Mundo do México, não deixa saudades a ninguém, mas não deve de ser esquecido, até para não se repetirem estas tristes figuras.
Sem comentários:
Enviar um comentário