segunda-feira, 28 de junho de 2010

STREET KIDS - "Tropa Não / Propaganda"






[Vadeca - 1982]

Depois do destaque a Luz Casal, ou seja, uma artista espanhola, como estamos na véspera de um grande duelo ibérico, tinha de empatar as coisas e falar de um projecto nacional.
Recupero os STREET KIDS, banda que fez parte do "boom do Rock Português" e que em 1982 editou este single, de 2 temas, com "Tropa Não", no lado-A e "Propaganda", no lado contrário.
Falar no “boom do Rock Português”, é sem duvida, falar de um momento marcante na forma, como muitos de nós, passamos a olhar e a ouvir a musica portuguesa. De repente, começou-se a ouvir cantar português, numa nova linguagem musical.
No curto espaço de tempo, que durou esse fenómeno, houve lugar para tudo, do muito bom, ao intragável. Enfim, os exageros característicos deste tipo de fenómenos.
Mas dentro dessa primeira vaga de grupos e artistas, alguns acabaram por se destacar e ainda hoje se encontram no activo. Outros houve, que morreram logo, quase à nascença. Mas houve casos de projectos, bastante válidos, que infelizmente não sobreviveram.
Abro hoje espaço para falar duma dessas bandas, que devido ao que fizeram, mereciam um outro futuro. Refiro-me aos STREET KIDS.
Após a edição de 2 singles, em 1982 a banda arrisca na edição de um álbum. Álbum esse que haveria de ser o primeiro e único, que a banda deixaria para a posteridade. O disco intitula-se “Trauma” e nunca foi reeditado em CD.
Precisamente desse longa duração, foi extraído em single este “Propaganda”. O sete polegadas incluia do outro lado a faixa “Tropa Não”, que conseguiu igualmente obter algum “airplay”, mas as atenções recairam todas sobre este "Propaganda".
Este tema levou de novo a banda ao Nº1, no top do programa “Rock em Stock”, de Luis Filipe Barros, que ia para o ar na Rádio Comercial.
Este lendário radialista, já tinha sido responsável pela produção de um dos singles anteriores da banda.
Do "line-up" dos STREET KIDS faziam parte músicos como; Emanuel Ramalho (Corpo Diplomático, Rádio Macau, Delfins,etc…), Nuno Rebelo (Mler If Dada), Nuno Canavarro, Luis Ventura (Lobo Meigo) e ainda Eduardo Pimentel.

Sem comentários: