quinta-feira, 10 de março de 2011

DISCOTECA - Rádio Comercial


O programa DISCOTECA, da responsabilidade de Adelino Gonçalves, emitido diariamente no antigo FM da Rádio Comercial, foi sem dúvida um dos mais influentes programas de rádio deste pais.
É habitual referir-se o “Som da Frente”, ou o “Lança-Chamas”, como exemplos de programas inesquecíveis dos anos 80, mas a verdade é que a DISCOTECA, tem também o seu lugar cativo nos que mais marcaram toda uma geração.
Emitido de Segunda a Sexta, entre as 13h e as 15h, na sua fase mais influente, o programa marcava a sua diferença por uma selecção musical baseada na música negra americana e inglesa. Havia lugar para outras correntes, mas era sobretudo pelo funk, soul, r’n’b, hi-energy e algum disco, que o programa mais se distinguia.
Lembro-me, por exemplo, ter sido pela DISCOTECA que tomei conhecimento da existência da Whitney Houston, quando esta, ainda dava os primeiros passos. Foi neste mesmo programa que ouvi, pela primeira vez, temas como; “Saving All My Love For You” ou “You Give Good Love”.
Mas desse mesmo programa, retive para sempre nomes como os de;
Aretha Franklin, Narada Michael Walden, Freddie Jackson, Jermaine Stewart, Jaki Graham, Atlantic Starr, Rah Band, Evelyn Thomas, Janet Jackson, Mai Tai, Temptations, Jackie Wilson, os inesqueciveis Fat Larry's Band, Bangles, Five Star e mais um bom lote de outros nomes, todos eles habituais do programa.
Para alem da música, o programa marcava também pela informação. Quer a nível de novos lançamentos, quer no que dizia respeito às charts americanas e inglesas.
Muita da minha abertura para outras correntes musicais, deve-se a este senhor e ao seu inesquecível programa.
Para mais informação sobre o programa, recomendo a consulta ao blogue “A Rádio em Portugal”ou ao blog do Paulo Arbiol, onde se fala deste clássico programa, que povoou o éter durante a década de oitenta.

8 comentários:

José Mussuaili disse...

O Programa "Discoteca"faz parte da minha vida e ajudou a formar a minha identidade pessoal e profissional.Fui um atento ouvinte deste saudoso programa e ele influenciou-me no que eu queria fazer no meu futuro tendo optado profissionalmente anos mais tarde pela profissão de locuctor de rádio onde óbviamente tentava imitar o meu idolo Adelino Gonçalves.A discoteca foi uma pedrada no charco na rádio em Portugal, deu-nos a conheçer o que se fazia lá fora, tinhamos saido do pós 25 de Abril e os anos 80 fervilhavam de uma nova cultura em Portugal, graças á discoteça a minha geração começou a sair para o estrangeiro para assistir a concertos de Músicos negros, que cantavam em Espanha ou inglaterra, eu assisti em Londres a um concerto de Michael Jackson(negro).Quando posso oiço a discoteca na Rádio Capital, para mim já não têm a mesma magia de à 20 anos atrás, será da idade?

cruz disse...

Parabéns pelo blog.

Adorava o programa Discoteca.

Falta também falar de outros programas como por exemplo "TNT-Todos no Top" (Comercial), "Musicomania" (da Antena 1), ...

E na TV parece que já ninguém se lembra do "Estamos Nessa" onde começou a Júlia Pinheiro

cruz disse...

Apenas me recordo dos apresentadores do "Estamos Nessa"(além da Júlia Pinheiro lembro-me do irmão mais novo de Pedro Oliveira do "Lugar do Morto" e talvez o Jaime Fernandes)contudo não tenho a impressão negativa que o autor deste blog tem em relação ao "Estamos Nessa".

É óbvio que o Herman José tentava brincar com todos os programas :)

Anónimo disse...

o "ESTAMOS NESSA" substitui na altura o "Vivámusica" e era claramente uns furos abaixo. Já não me lembrava que a apresentadora era a Julia Pinheiro, mas lembro que fazia um tempo de apresentação a puxar para o patético. O programa foi um barrete e por isso mesmo esteve apenas algumas poucas semanas no ar.

Unknown disse...

O programa «Discoteca» foi a referência na cena da música de dança nos anos 80. Nessa década, a música que povoava as pistas de dança, pouco ou nenhum destaque merecia no espaço radiofónico nacional. Foi precisamente devido a essa pecha que Adelino Gonçalves decidiu criar este programa radiofónico. Ainda me lembro quando vinha a correr para casa para ouvir mais uma das suas emissões diárias de 2ª a 6ª. Como amante do soul, do funky, do r&b, etc., seria muito fácil para mim dizer que só existiram 2 programas de rádio: a «Discoteca» e... os outros, mas não o vou fazer por respeito a outros estilos e tendências musicais. Limitar-me-ei a referir que cá no burgo, o Adelino foi o profissional de rádio que mais ajudou a devolver aos negros e à sua música, o lugar de destaque e mediatismo que lhes foi sonegado durante as décadas de 60 e 70. E mais não digo.

glb disse...

Quando é que o programa acabou? Apesar de logo no início estar um link para a página sobre o programa acho que ficava bem na parte final ter um link para a página sobre o programa porque dá para ler uma entrevista que ele deu. Além de falar sobre os discos editados, etc Há lá uma referência à falta do Gary Bird nas compilações e que o "On The Beat" foi o primeiro nº 1 (mas nesta altura ainda não ouvia).

Não me lembro de muitas das listas mas penso que "i Just Called...", Rockwell, "Holiday" de madonna, "Finger On It" de Robbie Rae, "Dancing Tight" dos Galaxy chegararam a nº1.

J.Soares disse...

penso que acabou no final da década, quando começou o 4º Bairro e outros.
convêm lembrar que este não é um novo post, é o mesmo de 11-2007, há 4 anos atrás.

CarlosCoelhoVirtualDJ disse...

Sendo um programa que foi um marco na vida de muitas pessoas, na minha inclusive, em breve haverá notícias em plataforma digital do "Discoteca", pelo que a todos os admiradores e fans lanço um aviso,fiquem atentos ás próximas novidades a acontecer em 2013...
Carlos Coelho