sábado, 5 de março de 2016

TNT - Todos No Top - Radio Comercial/RTP

Antes do aparecimento do "Top Disco", em fins de 1984, não existia uma tabela oficial em Portugal. Só após o inicio desse programa e com a contagem feita pelo GPPFV - Grupo Português de Produtores de Fonogramas e Videogramas "à boca das lojas", é que Portugal teve realmente um top oficial de vendas, que ainda hoje se mantém.

Até ai havia alguns tops, mas mais de popularidade, reflectindo o gosto dos ouvintes e dos votantes, entre eles o top dos "discos pedidos", que à Quarta-Feira mostrava quais os preferidos dos que ligavam para o histórico programa "Quando o Telefone Toca". 
Mas os mais importantes eram os da revista Musica&Som, que recolhia dados de vendas em determinadas lojas de discos pelo pais, num sistema semelhante ao que viria a ser adoptado para o "Top Disco" e o "TNT - Todos No Top". Este, por ser difundido na rádio, através do programa diário de Jorge Pêgo, na Rádio Comercial, por ser feita a contagem no programa da RTP "Vivámusica" e pela sua publicação na revista TV Guia, ganhava uma maior visibilidade e importância, mesmo que só reflectisse os gostos dos ouvintes e votantes do programa. A sua importância manteve-se até ao inicio do "Top Disco", acabando depois por deixar de existir, assim como o programa diário na Rádio Comerical. 

Sem comentários: