sábado, 25 de junho de 2011

GEORGE MICHAEL - "Careless Whisper"






[Epic - 1984]

Quando os WHAM! decidem gravar e editar o seu 2º álbum, "Make It Big" e incluem no seu alinhamento este "Careless Whisper", tudo parecia perfeitamente normal. O tema foi composto por Andrew Ridgeley e George Michael, mas cantado, como todos os outros do grupo, por GEORGE MICHAEL. Até é aqui, nada de especial.
Mas quando de repente, este é editado em single e em vez de ser creditado aos WHAM!, aparece como um single a solo de GEORGE MICHAEL, ai a coisa fica mais complicada, diria mesmo, bizarra!
Mas foi o que se passou, com o grupo numa verdadeira explosão mundial e com a "whamania" completamente instalada, sempre fez alguma confusão este facto.
Mas o resto do mundo parece não ter dado a mesma importancia.
Tanto é, que passou a ser banal ver na tabela de vendas o álbum "Make It Big" dos WHAM!, como um todo, e ver nas tabelas de singles os temas dos WHAM!, "Wake Me Up Before You Go-Go", "Everything She Wants" ou "Freedom", lado a lado com este "Careless Whisper", mas como sendo um disco de GEORGE MICHAEL.
Excepção apenas ao mercado americano, onde o disco não foi editado como sendo de GEORGE MICHAEL, mas sim WHAM! featuring GEORGE MICHAEL.
O teledisco, tantas vezes rodado no TOP DISCO, também apresentava o GEORGE MICHAEL sem o seu companheiro da banda, mostrando que a estratégia de elevação de George em detrimento do duo e do próprio Andrew, estava mais que pensada e ao mais alto nível, por quem mandava na companhia discográfica.
Acabou mesmo por ser o que se previa, daqui até à firmação de uma carreira a solo de GEORGE MICHAEL, foi um pequeno passo.
Este "Careless Whisper" é um dos mais emblemáticos momentos da década e uma das mais bonitas baladas dos oitentas.

2 comentários:

glb disse...

Tinha ideia de que o tema era apenas da autoria do GM.

O single é de 1984. Lembro-me de ler uma bravo ou uma pop-rocky de 1983 (antes do "wake me up") em que referiam um disco a solo e aparecia lá o nome deste tema.
Procurei uma capa do disco para me certificar da autoria (aparece lá o Andrew Ridgeley!) e indica que o tema foi composto em 1981. por isso já deveria estar pensado para um lançamento autónomo.

Anónimo disse...

Yep! é mesmo do Andrew, aparace no álbum dos WHAM! é estranho que se torne single do George!
sempre achei e continuo a achar!