sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SHOCKING WAVES - "Drive"






[Orfeu - 1985]

Este disco já foi alvo de alguns posts aqui no VIVA80s. Lembram-se?
A razão desses destaques, deveu-se a que, até há bem pouco tempo, este ser um espécie de disco fantasma. Pois não havia, praticamente, provas da sua existência, a não ser a publicação na referida tabela do Top Disco, que aparecia na Terça-Feira seguinte no jornal Blitz.
Este "Drive" fez parte da tabela de vendas nacional de singles, emitida no Top Disco de 11 de Janeiro de 1986, mas apenas por uma semana, o que não ajudou em nada a desvendar o mistério.
Mistério esse que hoje aqui se desfaz e tudo graças à participação do sempre atento e informado glb, que habitualmente comenta aqui no VIVA80s.
Foi ele que descobriu uma cópia à venda, deste tal "disco mistério", num dos sites nacionais de leilões.
No mesmo instante que soube, assim comprei o referido disquinho e hoje cá está ele, para se desvendar este verdadeiro enigma do top de vendas nacional.
A existência do mesmo está provada. Tenho uma cópia em meu poder. Do que afinal se trata o disco, também.
O disco assinado por estes tais SHOCKING WAVES não é mais, nem menos, que uma, ou melhor, duas versões de dois conhecidos temas de sucesso da altura.
Do lado-1 a versão do tema "Drive" dos The Cars e do lado-B uma outra versão, neste caso do êxito dos Foreigner; "I Want To Know What Love Is".
A história deste disco e destes SHOCKING WAVES poderia resumir-se a isto. Mas...
...como tanto investiguei para tentar saber sobre o mesmo, há agora mais algumas coisas que não encaixam no puzzle.
Vejamos como a bota não bate com a perdigota.
Para alem de não haver memórias da sua existência, o que se estranha, pois sendo um disco que andou no top, deveria haver quem se lembra-se dele. Se este no top tinha de ser sucesso, certo?
Há ainda um outro dado, que causa ainda mais estranheza. Senão vejamos.
O disco é editado pela Orfeu, na altura, uma etiqueta da editora Radio Triunfo. Tem data de 1985, mas só aparece no Top Disco na segunda semana de Janeiro de 1986.
Aqui é que definitivamente a porca torce o rabo. Então se a editora Radio Triunfo foi expulsa do Grupo de Português de Produtores de Fonogramas e Videogramas, posteriormente apelidado de UNEVA, em 1985, (ver aqui vários recortes de imprensa da altura que dão conta desse caso polémico) como é que um disco seu, pode aparecer na tabela de vendas?
Será que alguém se dedicou a pregar alguma partidinha? Quase certo que nunca saberemos, mas pelo menos sabemos que existiu e de que se trata.
Tirando todo este enredo à volta do mesmo, a existência deste pedaço de carbono preto é uma verdadeira nulidade.

5 comentários:

Alex disse...

E os dois covers, estão bem feitos?

Já agora, como é que eu posso encontrar as tabelas de vendas nacionais?

Alex disse...

Reparei agora que o vosso blog tem essas listas (é a primeira vez que aqui passao). Como foi que tiveram acesso a elas? Estão disponíveis nalgum site? Cumprimentos

J.Soares disse...

Alex o tema "Drive" está ai disponível para audição. Faz o teu proprio julgamento.
Para mim, e a minha opinião vale o que vale, está expressa no fim do post:
"Tirando todo este enredo à volta do mesmo, a existência de pedaço de carbono preto é uma verdadeira nulidade."

J.Soares disse...

as listas de vendas tenho graças ao Jornal blitz, que tenho, como também podes ver aqui no blogue, do N~1 ao ultimo que se lançou, antes de passar a revista.

http://vivathe80s.blogspot.com/2008/10/blitz-o-1-e-o-ltimo.html

J.Soares disse...

se tiveres facebook e nos seguires pelo Facebook, todos os sabados damos uma passagem pelos tops, ou pelo menos pelos nº1s de França, Suiça, Austria, Alemanha, UK, USA e mais alguns tops mais especificos